“El Servidor” (O Servidor)

Editorial do primeiro número da Revista “El Servidor” (O Servidor)  editada em agosto de 1993

Ao editar esta revista estamos nos comprometendo a algo mais do que informar sobre acontecimentos, fatos e descobertas científicas, sociais, ecológicas, educacionais, ou seja, relacionadas com as distintas áreas da vida humana. Nossa intenção cala mais fundo, quer explorar o interior do homem, compreender sua realidade integral, imersa em suas circunstâncias, suas reações e atitudes frente a elas para que, partindo de “conhecer a nós mesmos”, possamos chegar a ser o que potencialmente somos como raça humana, uma intermediação a mais na infinita escala evolutiva planetária, do ínfimo ao transcendente, que em seguida se ampliará no cósmico e universal.

A denominação: “O Servidor: Boa Vontade em Ação” é um reconhecimento aos pioneiros da difusão dos ensinamentos do Mestre D.K. nestas terras austrais, seu discípulo Francisco Brualla e, posteriormente, Jorge e Rosa P. de Brualla, que atuaram como pedra fundamental ao semear as sementes desta filosofia de vida, baseada na aplicação prática da boa vontade e no estabelecimento de corretas relações entre os homens e as nações. Agora nós, o grupo da Fundação Lucis, que há anos recebemos e erguemos esta tocha de Luz e Amor que nos legaram, queremos buscar em união com nossos irmãos latino-americanos um meio para o esclarecimento e abertura das mentes de corações, para nos movermos corretamente neste mundo atual, conflituoso e, em muitos casos, violento, que é a expressão cabal dos erros que racialmente cometemos, ao fazermos um culto ao materialismo egoísta, enfatizando mais o ter do que o Ser.

Percebe-se hoje um clamor mais potente, porque o corpo mental da humanidade cresceu e agora é necessário qualificá-lo positivamente para promover uma mudança que renove as formas caducas, ativando as potencialidades latentes no homem para impulsionar as corretas relações através do espírito de participação e cooperação. A humanidade pode optar por fazê-lo por meios desnecessariamente cruéis e dolorosos ou começar pelo fundamental, que é a transformação da própria natureza, com a qual se reverterão as formas equivocadas de pensar e sentir e se transformarão os hábitos errôneos que nos levaram ao ódio e à separatividade.

Pretendemos trabalhar em nosso campo de serviço, a América Latina, para o nascimento de um novo homem com consciência grupal, que busque a união harmonizando os conflitos, impulsionando o bem, despojando a mente dos preconceitos, rancores e condicionamentos herdados, para criar novas formas de vida e convivência mais humanas e justas, que reafirmem os “Valores pelos Quais Viver”: o amor à Verdade, o sentido de Justiça, o espírito de Cooperação, o sentido da Responsabilidade pessoal e o Serviço ao Bem comum, para que do crisol de raças que constituímos, surja uma síntese mais perfeita, que possa ser um aporte positivo ao consenso mundial, enriquecendo o organismo vivente da humanidade.
Fundação Lucis

exemplares da revista em espanhol